“Queremos suscitar um programa que tem uma grife especial para nós, como segunda população indígena do País”, defendeu André. A intenção do governador é criar condições de nova ocupação para trabalhadores que acabam perdendo os postos por conta das novas tecnologias da lavoura, especialmente no setor de cana-de-açúcar. “Com a mecanização, com os cuidados ambientais que o Estado quer ter e tem, evitando a queima, podemos compensar as ocupações que perdem os indígenas que fazem a colheita da cana”, explicou.
Mato Grosso do Sul criou uma lei que inicialmente previa para 2018 o fim do processo de queima da palha da cana na colheita; essa meta foi depois antecipada para 2016, e agora, segundo André Puccinelli “a vontade é reduzir ainda mais” esse prazo. Como decorrência dessa melhoria tecnológica e ambiental no setor produtivo, o governador entende que principalmente os indígenas podem sentir o impacto do desemprego pela falta de qualificação. “Um PlanSeq indígena supriria a necessidade de confecção de vagas para esses trabalhadores”, afirmou Puccinelli. A estimativa, segundo ele, é de um contingente de cinco a seis mil pessoas afetadas pela retração do emprego no setor, por isso a meta de um PlanSeq com abertura de, no mínimo, três mil vagas.
Durante a abertura da etapa de Campo Grande da 1ª Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente, André passou às mãos do ministro Carlos Lupi o pedido do PlanSeq Indígena. A proposta foi uma das duas solicitações defendidas por ele, que também solicitou elevar para dez mil o número de vagas do Projovem.
Ao fazer a entrega da proposta do plano de qualificação, André lembrou que a população indígena de Mato Grosso do Sul é a segunda maior do Brasil, e que conta, por parte do governo do Estado, com inúmeros programas de assistência. “Programas, inclusive, para que possam estar mais bem qualificados, como o programa Vale-Universidade Indígena, que é único”, afirmou. O Programa oferece anualmente vagas com pagamento de auxílio financeiro na UEMS para que mais jovens indígenas cursem o ensino superior.