O 5º Workshop Senai Automação, que começou nesta quarta-feira (21/09) e prossegue até sexta-feira (23/09), abordou, durante os períodos matutino e vespertino, o sistema supervisório Elipse 3, que permite a monitoração e o rastreamento de informações de um processo produtivo. O tema está sendo detalhado para os participantes do evento por meio de mostras técnicas e minicursos.
Segundo Paula Pereira Eneas, consultora de treinamentos da Elipse, a realização do curso de operação do sistema supervisório da empresa é uma oportunidade única para as empresas do Estado. “A Elipse está muito satisfeita de participar desse workshop de automação industrial, pois é a chance de tirar dúvidas sobre o nosso produto. O número de inscritos para o treinamento demonstra o interesse pelo Elipse 3”, disse. “Esperamos repetir essa parceria em breve", pontuou.
Participam das mostras técnicas e minicursos representantes da Enersul, LS Engenharias, UFGD (Universidade da Grande Dourados), Usina São Fernando Monte Verde, FatecSenai Campo Grande, CetecSenai Rio Verde, CetecSenai Corumbá, CetecSenai Três Lagoas, Raízen e LDC Rio Brilhante. "É muito interessante esse sistema supervisório, principalmente para a minha área de professor universitário. Essa oportunidade de interação entre instituições de ensino e empresas contribui para que se leve para dentro da sala de aula tecnologia e inovação”, disse Luciano Oliveira, docente da UFGD.
Para Juliano Gattiledson de Almeida, do CetecSenai Três Lagoas, o minicurso foi realizado de forma dinâmica. “O conteúdo apresentado sobre o software Elipse 3 tem se mostrado bastante útil quando comparado com a realidade de nossas aplicações práticas”, avaliou. Segundo a supervisora técnica de automação e tecnologia da informação do CetecSenai Dourados, Nelise Carvalho dos Santos, o intuito do workshop é reunir o corpo técnico de empresas industriais instaladas no município, além de parceiros e profissionais para discutirem e apresentarem tecnologias disponíveis para soluções em automação.
Programação
A programação noturna do 5º Workshop Senai Automação prevê palestra sobre o Psati (Programa Senai de Automação Industrial), com o responsável pelo trabalho no Senai de Santa Catarina, Adamastor R. Kammler. Na sequência será realizada a palestra Controle e Automação em Plantas de Produção de Biogás, com Camila Agner D’Aquino, da Lactec.
Na quinta-feira (22/09) as mostras técnicas e minicursos durante o dia inteiro, sendo que pela manhã o tema continua sendo o sistema supervisório Elipse 3 e começa o de calibração e automação pneumática, sendo que no período da tarde os mesmos temas vão prosseguir, porém será trabalhada a turma 2 de automação pneumática. Já das 19 horas às 20h30 será realizada a palestra “Automação de Máquinas Agrícolas e Agricultura de Precisão”, com Rafael Maranhão, da Agres - empresa de desenvolvimento de produtos inovadores para a área de agricultura de precisão –, na sequência será desenvolvida uma oficina técnica pela equipe do Senai, seguindo até as 21h30.