Com objetivo de proporcionar que os funcionários atuem cada vez mais dentro das normas de segurança no trabalho, o prefeito de Itaporã, Wallas Milfont (PDT), fez na tarde desta segunda-feira (6) a entrega de novos kits de segurança para os funcionários que trabalham na coleta de lixo no município. A entrega acontece na Garagem Municipal. Os kits são compostos de luvas, botinas, caneleiras, capa de chuva, protetor interauricular, óculos de proteção, capacete e colete refletivo.
A distribuição do material foi acompanhada do gerente municipal Guinovaldo Gama, o “Guinó”, além de diretores e demais servidores lotados na pasta. Conforme o prefeito Wallas, os kits de segurança serão importantes para proteger os trabalhadores contra acidentes, mas principalmente evitar o contato direto de mãos e pés com o lixo coletado. “A segurança de todos os trabalhadores da administração é uma preocupação continua de nossa gestão”, destacou o gerente Guinó, salientando que além desse aspecto ainda é uma forma de economia, pois os trabalhadores ganham utensílios importantes para exercer suas atividades no dia a dia.
O prefeito Wallas enfatizou que a medida faz parte de um amplo processo de reestruturação que está sendo desenvolvido no serviço de coleta e tratamento do lixo produzido em Itaporã. “Estamos adequando o sistema para atender melhor a população, garantir uma coleta eficiente e ao mesmo tempo criar as condições necessárias de segurança e praticidade do trabalho para os nossos servidores”, enfatizou.
Os kits possuem a chamada faixa refletiva, que é um item de segurança exigido pelas normas da ABNT. É um tecido profissional que é utilizado por funcionários que trabalham expostos, em ruas, áreas externas, evitando acidentes de trabalho, como, por exemplo, atropelamentos, pois a faixa é de fácil visualização por ser refletiva. Além disso, os coletores de lixo também usam o EPI (Equipamento de Proteção Individual). É importante destacar que o governo municipal segue as Normas Regulamentadoras (NR) do Trabalho. Todo o EPI possui o Certificado de Aprovação do Inmetro.