O horário de verão começa domingo (19) e pode trazer frente fria para o Estado. A estimativa é da meteorologista Cátia Braga, do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), para quem o novo horário pode chegar com queda de temperatura e previsão de chuvas a partir de segunda-feira (20) em várias regiões do Estado.
“A massa de ar fria entrará em contraste com o forte calor que estamos passando. Isso causará, no mínimo, uma queda de temperatura. Não foi confirmada chuva, mas se houver instabilidade pode até chover granizo”, adianta a meteorologista, em reportagem do jornal Midiamax.
Os sul-mato-grossenses enfrentaram os dias mais quentes do ano neste fim de semana. Dados do Cemtec confirmam que na Capital a temperatura atingiu 39°C e em Dourados os termômetros ultrapassaram 41 graus neste domingo.
O horário de verão
O horário de verão foi criado como medida para reduzir o consumo de energia, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Outra função é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético.
Na madrugada de sábado (18) para domingo (19) os relógios devem ser adiantados em uma hora em todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste à meia-noite. O horário de verão vai até a madrugada de 15 para 16 de fevereiro, quando os relógios devem ser atrasados uma hora também a partir da meia-noite.