Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
Agronegócio

Embrapa Agropecuária Oeste participa da VI DINAPEC

22 fevereiro 2011 - 21h04Por Redação Douranews, com Assessoria

A Unidade dará um minicurso sobre Implantação do consórcio Milho-Brachiaria

Entre os dias 23 e 25 de fevereiro acontece a sexta edição de Dinâmica Agropecuária (DINAPEC), na Embrapa Gado de Corte, na BR 262, Km 4, saída para Aquidauana, em Campo Grande (MS). O evento é uma realização da Embrapa e parceiros para transferência de tecnologias agropecuárias, tendo como público-alvo produtores rurais, estudantes e técnicos.

Este ano, 12 Unidades, vinculadas ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participam do evento, entre elas a Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados (MS), que terá a presença do Chefe-Geral da Unidade, Fernando Lamas, na abertura oficial da DINAPEC.

A Embrapa Agropecuária Oeste vai oferecer o minicurso “Implantação do consórcio Milho-Brachiaria”, ministrado pelo pesquisador Gessi Ceccon. A aula pode ser assistida pela manhã, no dia 24 de fevereiro, das 8h30 às 11h30 ou no dia 25, das 13h30 às 16h30. Este consórcio possui dois objetivos. Um deles é a formação de palha para cobertura do solo após a colheita do milho. O outro é deixar o gado pastejar na lavoura no período de seca depois da retirada do milho. “Os animais pastam o excesso resíduo da superfície, o que facilita o plantio depois”, explica Ceccon.

Para o pesquisador é importante que os inscritos no minicurso aprendam a localizar onde o consórcio pode ser estabelecido – época do ano, região e espécie – e se o objetivo será a formação de palha, de palha e pasto ou de pasto permanente. Na parte prática, o pesquisador quer mostrar que a diferença na qualidade das sementes interfere na população das plantas. “A qualidade das sementes tem a ver com o estabelecimento da braquiária”, explica.  A expectativa de Ceccon é de que “quem estiver no curso, consiga dominar a implantação deste consórcio”, finaliza.

Além do minicurso, a Embrapa Agropecuária Oeste dará atendimento ao público em uma Unidade Demonstrativa. A intenção é tirar dúvidas sobre o consórcio milho safrinha com braquiária e, assim como as demais unidades, informar sobre a tecnologia do “Programa de Agricultura de Baixo Carbono” ou “Programa ABC”, elaborado pela Embrapa junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As dinâmicas acontecem em 35 estações no campo com apresentações de 30 minutos cada. Já os minicursos e palestras são realizados em tendas montadas especialmente para a DINAPEC. Para participar de minicursos, é preciso se inscrever pelo site http://dinapec.cnpgc.embrapa.br/2011/ e as vagas são limitadas. A participação na DINAPEC e o estacionamento são gratuitos, apenas as inscrições em minicursos são cobradas.

Pelo fato de ser um evento promovido da Embrapa e parceiros, a DINAPEC contribui para a integração de suas Unidades no estado de Mato Grosso do Sul. “Essa participação na DINAPEC representa um somatório de ações das Unidades da Embrapa”, diz o pesquisador Claudio Lazzarotto. Ele ainda acrescenta que “o objetivo é ofertar, para a classe produtora, tecnologias disponíveis nas diversas unidades da Embrapa, perfeitamente adaptadas às condições de clima, solo e ambiente social de Mato Grosso do Sul”.