Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
Agronegócio

No Guassu, prefeita entrega equipamentos para ampliar produção leiteira

07 setembro 2018 - 11h52

Possibilitar um trabalho com menos desgaste físico e maior agilidade para os produtores rurais da região de Macaúba na retirada de leite para comércio e consumo será possível por meio de ordenhadeiras elétricas entregues pela Prefeitura de Dourados. Quatro equipamentos foram entregues à comunidade durante visita realizada na quarta-feira (5) pela prefeita Délia Razuk ao local.

Conforme o secretário de Agricultura Familiar, Marcos Roberto Soares, os itens atenderão as associações Agro Macaúba, Apraf (Associação dos Produtores da Agricultura Familiar) e Agro Osório. O investimento foi por meio de recursos da Fonte Zero. Os itens móveis e foram entregues a produtores inscritos nas associações e serão de uso comunitário mediante algumas regras estabelecidas pela Secretaria de Agricultura Familiar.

A prefeita Délia Razuk destacou, durante o ato, o trabalho que a gestão vem realizando para atender ao pequeno produtor rural. A atividade do leite será fomentada na região, garantiu. “Voltamos o nosso olhar para o pequeno por entender a importância do trabalho deles para o sustento de suas famílias e também para levar alimento de qualidade, com venda na sede do município e em suas localidades. Esses equipamentos vão mudar a vida de muitas famílias; estou acompanhando isso de perto”, disse a prefeita.

O secretário Marcos Soares afirmou que os equipamentos vão fazer a diferença para as famílias da região. “Traz mais comodidade para quem trabalha com leite. Esses equipamentos armazenam até 100 litros cada, são móveis e poderão ser usados por produtores que trabalham no segmento”, destacou.

A produtora Vera Lúcia da Silva Ferreira Santos, uma das beneficiadas com as ordenhadeiras, disse que por muitos anos tirou leite manualmente e os braços já sofreram lesões por conta disso, o que fez com que ela cogitasse deixar a atividade. Com a ação da Prefeitura, a produtora comemora e já pensa em melhorar a produção.

“Estou muito feliz, meus braços já não aguentavam mais, pensava em parar de trabalhar com o leite, mas agora quero aumentar a produção; trabalho com queijo, requeijão e vou produzir bastante com essa ajuda, sem ter que prejudicar minha saúde”, disse.

Cleiton Marcelino Teixeira de Souza, presidente da Apraf, destacou que as associações trabalham junto a Secretaria para que os equipamentos fossem entregues em pontos estratégicos, para facilitar o uso comunitário. Para o produtor Valdecir Matos da Cunha, os equipamentos vêm para agregar na produção e para mais qualidade de vida. “Sobrevivi do leite por muito tempo e agora vou poder agregar na minha atividade, melhorar a produção. Não vai ter tanto esforço e vai diminuir o tempo da retirada do leite, sou muito grato por essa ação da prefeita aqui hoje e pela presença dela também”, disse.

Outra ação celebrada pelos produtores locais foi a reforma da ponte sobre o córrego Laranja Azeda, realizada pela Prefeitura de Dourados. “Sem condições de uso dessa ponte, os trabalhadores precisavam desviar até 15 km nesse trecho. O serviço aqui faz a diferença, é um importante ponto de ligação de Macaúba, Guassu e Guanandi”, disse o produtor Fernando Bolsoni.