Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
Campo Grande

Hospital Cassems de CG realiza a segunda captação de órgãos

26 maio 2018 - 12h30

Mesmo em meio à tristeza pela perda da mãe, Bruno César de Araújo Loureiro e os irmãos dele não pensaram duas vezes: ao saberem da notícia de que a matriarca da família não mais se restabeleceria decidiram fazer a doação dos órgãos. Muito tranquilo e com um olhar de saudades, o filho conta que a mãe nunca expressou abertamente a vontade de ser doadora, mas sempre foi favorável a essa questão.

“Ela não precisava dizer. Como professora e educadora, minha mãe sempre levantou a bandeira de ajuda ao próximo e estamos muito felizes e orgulhosos de poder ajudar outras pessoas”, afirmou Bruno César.

A equipe de captação e transplante renal da Santa Casa foi acionada e realizou a cirurgia na tarde desta sexta-feira (25): os dois rins serão encaminhados para receptores compatíveis no estado de São Paulo. Os médicos que conduziram a captação dos órgãos, Adriano Lyrio e Waldemar Abe, ressaltaram a importância de gestos como esse. “O que precisamos é que as pessoas tenham a noção de que podem ajudar o próximo. Muitas vidas podem ser salvas por esse gesto altruísta”, explicam.

Para a coordenadora da OPO (Organização de Procura de Órgãos), Ana Paula Silva das Neves, o ano de 2018 tem boas perspectivas de aumento no número de captações. “As pessoas cada vez mais estão se conscientizando da importância da doação de órgãos e é muito importante também que os hospitais tenham sempre a iniciativa de notificar a OPO caso surjam novas oportunidades como o Hospital da Cassems fez”, ressalta.

O Hospital Cassems de Campo Grande realizou a primeira captação de órgãos em novembro de 2017, quando foram encaminhados para transplante rins, córneas e fígado.