Menu
Buscarquinta, 25 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
cmd participa
DATAS

Dia do Estudante e do Advogado

Como foram instituídas e porque são comemoradas

11 agosto 2022 - 07h49Por Redação Douranews

Em 1827, o Imperador D. Pedro I inaugurou os primeiros cursos jurídicos de ensino superior no Brasil, justamente no dia 11 de agosto, por isso a data da comemoração coincide com o dia do Estudante e o dia do Advogado. Foram criadas as faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

Internacionalmente o Dia do Estudante é celebrado em 17 de novembro, fazendo referência e homenageando um grupo de estudantes da antiga Tchecoslováquia, responsáveis por enfrentar e resistir a invasores nazista na Segunda Guerra.

No Brasil, o Movimento Estudantil celebra 28 de Março como um dia histórico para a luta popular: O Dia do Estudante Combatente é celebrado nesta data em memória de um jovem estudante, Edson Luís, assassinado durante a Passeata dos 100 Mil, que reuniu uma multidão no dia 28 de março de 1968 contra o regime militar, no Rio de Janeiro.

A Constituição de 1988, no artigo 205, afirma que a educação é direito de todos e dever do Estado, que deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, buscando desenvolvimento do indivíduo e seu preparo para o exercício da cidadania e assim estabelecer seu lugar na sociedade.

O Dia do Estudante costuma ser lembrado ainda mais no ensino fundamental, por ser uma etapa muito importante na formação do indivíduo e geralmente é acompanhado de algumas práticas como atividades para o dia do estudante, como gincanas, torneios e distribuição de brindes.