Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
Dourados

Assistência Social em Dourados 'ensina a pescar', diz Murilo na entrega de Creas

12 dezembro 2016 - 16h19

O prefeito Murilo Zauith (PSB) inaugurou nesta segunda-feira (12) o prédio próprio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), mais um investimento feito pela atual administração em termos de estrutura física para a Secretaria de Assistência Social.

Segundo a secretária da pasta, Ledi Ferla, por iniciativa de Murilo foram construídos, reformados, ou ampliados, 17 prédios próprios onde funcionavam ou funcionam os serviços assistenciais.
Ledi cita a construção de dois Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e a reforma e ampliação de mais sete; a reforma e ampliação do Centro de Assistência Social, onde hoje funcionam em prédios próprios o Conselho Tutelar, Centro POP e Casa dos Conselhos, no prédio onde funcionou a sede da Prefeitura de Dourados, no centro da cidade.

Murilo também mandou construir a sede própria da Secretaria de Assistência Social, do CCI (Centro de Convivência do Idoso Maria Martiniano de Brito) e do Creas e ainda foram reformados e ampliados as sedes da Casa da Acolhida e do CCI Andres Chamorro, localizado no Jardim Água Boa.

De acordo com a secretária, além da imensa despesa com aluguel que a Prefeitura deixou de ter, o município de Dourados ganhou pontos no Indicador de Qualidade dos Serviços de Assistência Social, um monitoramento feito pelo governo estadual, cuja nota é repassada para o governo federal.

“Com os novos prédios, além da economia em aluguel, melhorou a qualidade dos serviços prestados na Assistência Social, e aumentamos a nota do município, que é indicador para recebermos mais recursos estaduais e federais”, explica Ledi.

Uma das melhorias foi na adaptação dos prédios para pessoas com deficiência. Os quatro itens exigidos pelo Indicador de Qualidade dos Serviços de Assistência Social é a qualidade dos prédios da Assistência Social, dos serviços, do número de profissionais na área e horário de atendimento, de oito horas. Ledi informou que o único prédio da área de Assistência Social que ainda é alugado é do Cadastro Único.
Creas

Ao entregar o novo prédio do Creas, que visa o atendimento especializado e continuado de famílias e pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros), o prefeito Murilo elogiou o trabalho da Secretaria de Assistência Social, que é extremamente técnico com pessoas especializadas capaz de apresentar um bom trabalho para a sociedade.

“Nunca presenciei a assistência social fazendo política, distribuindo cestas básicas, por exemplo, mas sim, ajudando a pessoa a caminhar com suas próprias pernas, ensinando a pescar”, comentou, lembrando que a Assistência Social de Dourados hoje é referência em Mato Grosso do Sul.

O secretario de Planejamento, Luiz Roberto Martins Araujo, lembrou que todos os dias a atual administração tem obras para inaugurar e o atual prédio do Creas é mais uma, que trará um beneficio muito grande à população. “Certamente o prefeito Murilo vai deixar grandes obras em todas as áreas e na Assistência Social foi uma das mais beneficiadas”, disse.

O deutado estadual João Grandão (PT), os vereadores Idenor Machado e Sérgio Nogueira (PSDB), o juiz da Infância e da Juventude, Zaloar Murat Martins e secretários municipais, entre outros convidados, prestigiou a entrega da obra, na rua João Pedro Gordin, 55, Vila Santa Catarina, próximo do prédio do CAM, onde funciona a sede e a maioria das repartições da Prefeitura.

Deixe seu Comentário

Leia Também