Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
PREVENÇÃO

Unidade Móvel do Hospital de Amor atenderá dias 18 e 19 em Dourados

A carreta atenderá na rua Frei Antônio, 2995 Terra Roxa

18 março 2024 - 08h23Por Redação Douranews

A Unidade Móvel do Hospital de Amor estará atendendo as mulheres da região do Terra Roxa, em Dourados, nos dias 18 e 19 de março, com exames preventivos e gratuitos de Papanicolaou e mamografia para rastreamento do câncer de mama e do colo de útero. A carreta adaptada é um dos projetos apoiados pela Sicredi Centro-Sul MS/BA.

A carreta atenderá na rua Frei Antônio, 2995 – Terra Roxa, em frente das Farmácias Brasil Poupa Lar. O agendamento será feito por ordem de chegada. Para os dias de atendimento, as mulheres deverão apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. No dia 18/03, a Unidade Móvel atenderá das 9h às 16h. E no dia 19/03, o atendimento será das 8h às 15h.

O atendimento da Unidade Móvel na área de atuação da Cooperativa em Mato Grosso do Sul é uma realização da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados – AApoiadores e Instituto de Prevenção de Dourados. A ação tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, e Farmácias Brasil Poupa Lar.

Unidade Móvel

A Unidade Móvel é um caminhão adaptado composto por uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala de coleta de exame de Papanicolaou. Em 2023, mais de 8 mil exames preventivos foram realizados em mulheres da área de atuação da Cooperativa. O caminhão percorreu 18 municípios, incluindo Fátima do Sul, Douradina, Bela Vista, Nova Alvorada do Sul, Caracol, Bonito, Porto Murtinho, Antônio João, Coronel Sapucaia, Amambai, Vicentina, Sete Quedas, Itaporã, Ponta Porã, Aral Moreira, Paranhos, Caarapó e Dourados (Reserva Indígena, UBS, UFGD/UEMS, condomínios, ações com a Prefeitura Municipal e no Estabelecimento Penal Feminino).

Recursos

A Sicredi Centro-Sul MS/BA apoia financeiramente o projeto através da destinação de 1% do seu resultado financeiro anual para o Hospital de Amor de Dourados. Todas as doações são repassadas depois de aprovadas pelos associados em assembleia. Desde 2020, a Cooperativa já destinou R$ 5,4 milhões referentes aos repasses dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023.

“Nossos recursos são investidos 100% na região onde atuamos e estamos presentes. Promover a cultura da prevenção e oportunizar às mulheres exames gratuitos de mamografia e Papanicolaou são formas da nossa Cooperativa contribuir com a saúde da comunidade da nossa região”, enfatizou o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves.

O que saber antes do Papanicolaou?

Ter idade entre 25 e 64 anos;
Não ter relações sexuais ao menos dois dias antes do exame;
Não usar pomada ginecológica pelo menos dois dias antes do exame;
Não estar menstruada no dia do exame;
Ter feito o exame num intervalo mínimo de 1 ano.

Deixe seu Comentário

Leia Também