Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Economia

Rila é marcada na Argentina por rodada de negócios e assinatura de convênios

31 agosto 2017 - 13h48Por Anderson Viegas/G1

Uma rodada de negócios na localidade de General Guemes, entre as cidades de San Salvador de Jujuy e Salta, no norte da Argentina, além da assinatura de convênios entre instituições de ensino superior para promover estudos e projetos voltados ao corredor terrestre entre o Centro-Sul brasileiro os portos chilenos, marcou nesta quarta-feira (30) as atividades da expedição de empresários e autoridades que analisa a viabilidade da chamada Rota de Integração Latino-Americana (RILA).

Após a rodada de negócios entre empresários brasileiros e argentinos, Cláudio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog-MS), uma das entidades que promove a expedição, destacou que existem várias oportunidades de negócios voltados ao empresariado dos dois país, especialmente em produtos como a soja e o feijão.

Já a equipe da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) que participa da rota, com o reitor, Fábio Edir, com o assessor de relações internacionais Ruberval Maciel e o coordenador do Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território, Roberto Paixão, formalizou parceiras com duas instituições da região, a Universidades Nacional de Jujuy e Universidade Nacional de Salta..

O reitor destaca que os convênios são importantes na medida em que abrem possibilidades de intercâmbio e mobilidade para a comunidade acadêmica, e também para a viabilização da rota em si. Muitas das demandas, como estudos de viabilidade ambiental, social e turístico, entre outros, poderão ser atendidas a partir da atuação coordenada destas universidades.

Em Mato Grosso do Sul ele apontou que a pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Ministério das Relações Exteriores, as instituições sul-mato-grossenses da rede já estão desenvolvendo um estudo de viabilidade técnica, que vai dar sustentação para a licitação internacional da ponte binacional entre Porto Murtinho, no Brasil, e Carmelo Peralta (Paraguai).

A expedição sai de Salta, na Argentina, nesta quinta-feira e viaja mais de 1.100 quilômetros até Assunção no Paraguai, onde tem seu último compromisso oficial, um encontro na sexta-feira pela manhã, com o governo do país para discutir quais esforços estão sendo adotados pelo país para viabilizar o novo corredor rodoviário de integração.

Depende do governo paraguaio algumas das principais obras de logística para concretizar a rota, como a pavimentação de 500 quilômetros no Chaco (Pantanal paraguaio) e ainda a divisão com o Brasil do valor que será investido na construção de uma ponte entre Porto Murtinho, em Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai.