Menu
Buscarterça, 30 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
Economia

Termina dia 3 de março prazo para regularização de granjas

19 fevereiro 2018 - 13h59Por Aline Oliveira/CE

Mato Grosso do Sul registra na atualidade o funcionamento de 1.100 aviários e segundo informações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), 80% das propriedades já estão regulamentadas conforme as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) previstas na Normativa IN 08. Os outros 20% estão em fase de adequação e até o prazo final, 3 de março, devem estar concluídos.

O documento atualiza as regras de adequações sanitárias que devem ser cumpridas pelas granjas com atividade comercial, no intuito de prevenir problemas patológicos de qualquer espécie. A preocupação é compreensível na verificação dos dados produtivos: em 2017, o Estado abateu 150 milhões de cabeças de frango e ocupa a 8º colocação nacional em número de abates, conforme informações divulgadas pela agência, ligada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

O diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, explica que o percentual de granjas registradas significa 80% das aves abatidas, portanto, acredita que até o prazo final, 3 de março, os parceiros envolvidos no trabalho conseguirão concluir o processo de adesão junto aos avicultores.