Menu
Buscarsábado, 18 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
Educação

Dourados sedia etapa de Conferência Nacional de Escolas Indígenas

21 novembro 2016 - 10h03

Dourados será a etapa local da II Coneei (a Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena) e da II Mostra Cultural Saberes Indígenas na Escola, que acontece de quarta-feira (23) até sábado (26) na Escola Municipal Indígena ‘Tengatuí Marangatu’, na aldeia Jaguapiru.

O objetivo da Mostra Cultural é oferecer à sociedade douradense a oportunidade de participar de uma mostra cultural da diversidade indígena, presente na região, e mostrar a importância de valorizar os saberes indígenas para a qualidade da educação, a sustentabilidade e o fortalecimento da diversidade cultural brasileira.

Na oportunidade, será apresentada parte do resultado das atividades em formação continuada para professores das etnias Guarani, Kaiowá e Terena com ênfase em letramento, numeramento e produção de materiais didáticos nas línguas indígenas. A Conferência deverá reunir professores e dirigentes de escolas indígenas de Dourados, Caarapó, Amambai, Paranhos, Tacuru, Maracaju, Antônio João, Sete Quedas e Bela Vista.

Esta ação faz parte de um projeto em rede, envolvendo a Universidade Federal da Grande Dourados e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), além da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e é desenvolvido pela Faind (a Faculdade Intercultural Indígena) da UFGD, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados e Secretaria Municipal de Educação.