Menu
Buscarsexta, 26 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
cmd participa
TECNOLOGIA

FetecMS volta ao modelo presencial

Evento com mostra de trabalhos científicos acontece em outubro

21 junho 2022 - 13h42Por Redação Douranews

A FETECMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), convida o público a participar e conhecer sua XII edição, que acontecerá neste ano de 2022, entre os dias 26 e 29 de outubro, com retorno ao modelo presencial.  A feira é marcada, principalmente, pela participação de estudantes e professores da rede municipal e estadual, de ensino público e privado do estado de Mato Grosso do Sul com a mostra de projetos científicos. Além disso, podem inscrever-se, trabalhos de outras regiões brasileiras interessadas. Todos os projetos finalistas recebem certificados e os vencedores são premiados com medalhas; troféus e/ou credenciais para eventos científicos nacionais.

A feira conta também com outras programações acontecendo simultaneamente, como a Maratona de Inovação; workshops; palestras; conversas e visitação aberta ao público, localizada no campus Campo Grande da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Podem participar estudantes do 4º ao 7º ano (inclusos na categoria 'FETECCMSjr'), 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio - incluindo EJA e alunos do 1º ao 7º semestre do ensino técnico; (categoria FETECMS). São apresentados projetos científicos, de todas as áreas do conhecimento: ciências humanas, ciências sociais e aplicadas, linguística, letras e artes, como também as ciências exatas e da terra; ciências biológicas, engenharias, ciências da saúde e agrárias.

Em 2021, ainda no modo virtual, no evento conjunto da FETECMS e a FETECCMSjr, 16 estados brasileiros participaram, com 134 projetos inscritos e 249 estudantes e 147 professores participantes. Em 2022, retornando ao formato presencial, estima-se que os números de inscritos e de finalistas excedam positivamente o da edição anterior. São previstas outras programações atrativas e a novidade da modalidade Maker.

Nova modalidade

A FETEC Maker é uma nova categoria que objetiva receber projetos com protótipos e/ou produtos com o foco em inovação e aplicações práticas. Tem como público alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio (incluindo EJA); 1º ao 7º semestre do ensino Técnico Nível Médio (integrado ou profissionalizante) para projetos de dentro e fora de Mato Grosso do Sul.