Quem vê Eileen Ash chegar para a aula de ioga em Norwich, no sudeste da Inglaterra, não suspeita que ela completa nada menos do que 105 anos neste domingo (30) e, após estacionar o carro compacto amarelo, sem qualquer vacilo, ela caminha rapidamente na direção de um amigo para cumprimentá-lo antes de ir para a sala de exercícios.
Lá dentro, amigos a esperam para celebrar antecipadamente o aniversário. “Ela a nossa rainha da ioga. Parabéns, Eileen!”, diz um deles, seguido por aplausos de toda a turma.
Conhecida como a ex-jogadora de críquete mais longeva ainda viva e a primeira a ultrapassar os 100 anos, Eileen nasceu em 1911, estreou no esporte em 1937 e representou a seleção inglesa por 12 anos. Hoje, se dedica apenas a aperfeiçoar seus movimentos e posições na ioga.
“Faz bem para o cérebro, porque você tem de pensar. E fortalece os músculos”, diz ela à BBC. “Você simplesmente se sente saudável”.
Questionada se, por causa da idade avançada, ela não sente dores comuns entre idosos ao acordar, ela responde com bom humor: “Ainda não. Quando eu for velha, vou sentir. Aparentemente. Mas o que é ser velha?”. Com informações do portal G1