Menu
Buscarterça, 21 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
Entretenimento

Design de Interiores da Unigran é opção para diferentes ambientes

18 janeiro 2017 - 11h09

Para quem imagina que o Design de Interiores serve apenas em ambientes internos, está enganado. Espaços efêmeros, como vitrines, decoração natalina, temática, cenografia de teatro, são também habilidades do profissional. “Projetos que você monta e desmonta, tem um período de duração curto, uma novela, um cenário de jornalismo, tudo que é passageiro faz parte do trabalho”, garante a coordenadora do curso na Unigran, Silvia Toledo Gomes.

Essa ação é conhecida como uma comunicação temporária, a qual tem contato com o público, um dono de uma empresa, por exemplo, ou um evento. Consumo e identidade cultural, social e econômica são as principais questões que envolvem a atividade. Ela explica que o trabalhador atua em toda a parte de concepção projetual até a execução. “Você põe no papel a ideia e transforma aquilo em realidade, então corre atrás dos fornecedores, faz a montagem, pode executar ou acompanhar a execução da sua equipe”, completa.

Silvia diz que tudo começa com a pesquisa para entender a demanda, testar as possibilidades, as composições, as cores, até chegar ao objetivo final, com os detalhes. Isso inclui, segundo ela, a parte gráfica e técnica, tudo com as medidas e representações, para ser feito no local. “É um diferencial e a maior demanda do mercado. Qualquer chá de bebê é um evento. Além disso, tem ambientação de festas, casamentos, entre outros”, menciona.

A maior experiência para os acadêmicos, de acordo com Silvia, é a “Unigran Decor”, um projeto pioneiro no país. Uma casa ambientada por estudantes e professores da Instituição seguindo uma determinada temática, com materiais, revestimentos, mobiliário, iluminação e decoração. Uma oportunidade prática de vivenciar as teorias vistas durante o curso. O último tema foi sobre o poeta Manoel de Barros.
A coordenadora lembra também da exposição “Unigran Design”, um salão com ambientes e móveis feitos pelos formandos, além das “Vitrines de Natal”, que abriram oportunidades no mercado de trabalho. “Os lojistas gostaram tanto quando viram os resultados que pegaram contatos de alunos, ou seja, já formaram uma rede com posteriores clientes”, enfatiza.

É essencial, para Silvia, que o acadêmico tenha versatilidade e criatividade. Seja para aproveitar qualquer tipo de material ou reinventar. “Se tiver sensibilidade, percepção, ele consegue trabalhar bem”, finaliza. Para quem se encaixa no perfil, vale lembrar que o Vestibular 2017 da Unigran está com inscrições abertas. A inscrição pode ser feita na sede da Instituição ou pelo site www.vestibularunigran.com.br. O Processo Seletivo acontece no dia 28 de janeiro, às 14 horas.