Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
ADEUS

Morre em Dourados o professor Rubens Minaguti

Precursor do Basquete estudantil, ele formou legiões

14 março 2024 - 22h33Por Redação Douranews

Morreu, no final da tarde desta quinta-feira (14), o professor Rubens Hissao Minaguti. Um dos precursores do Basquete na versão estudantil em Dourados, “Bim”, como era conhecido, acabara de completar 73 anos de idade, na segunda-feira (11), mas já vinha enfrentando problemas de saúde há algum tempo.

O professor Bim chegou em Dourados em 1979, no final da gestão do ex-prefeito José Elias Moreira (também já falecido) e contou que “aqui ainda haviam poucas quadras cobertas para que atletas pudessem treinar, inclusive as escolas não tinham, era difícil formar atletas de alto rendimento nessa situação”.

Perseverante, teimoso até, para alguns [o que ficou caracteristicamente demonstrado nos cuidados com a saúde nos últimos anos], Bim colecionou legião de amigos, não só no basquetebol, mas em toda a sociedade. 

Primeiro time montado por Bim em Dourados, com o auxiliar Gilsão

Sempre solícito, a ‘velha’ Brasília azul, com placas da cidade natal Araçatuba-SP, que sucedeu o original Fiat vermelho de faróis amarelos, era só bolas de basquete, redes, e, sempre lotada, se transformava no veículo oficial das então recém formadas equipes da cidade.

A quadra ainda nem existia, mas Dourados já tinha Seleção campeã

Foi o professor Bim quem montou a primeira equipe de basquete para representar Dourados no 1° Campeonato Estadual da modalidade, realizado no ano pós-divisão de Mato Grosso, para celebrar a criação de Mato Grosso do Sul, quando ele aqui chegou. “Fomos campeões invictos, 24 cidades participaram, incluindo a capital Campo Grande”, retratou ele no perfil que mantinha quase 100% com atualizações do esporte no Facebook.

Ao centro, Bim e os seguidores na modalidade que marcou época

Em 2017, a Câmara de Vereadores homenageou os pioneiros na prática do basquete de Dourados e, claro, além de Rubens Minaguti, estavam personagens que ajudaram a escrever a história desse esporte em Dourados: Carlos Muchão, Altino Mazzini, Carlos Eduardo Stranieri (Goiaba), incluindo ainda revelações criadas sob inspiração do professor Bim, como Bedeu, Joaninha, Aurinha, Miéle. Do lado masculino e feminino, contam-se aos montes, ou, às cestas e garrafões...

Bim foi casado duas vezes, e teve os filhos Marcos, Bruno e Anelise. 

*Imagens dessa reportagem ilustram o perfil do professor Bim no Facebook

 

Deixe seu Comentário

Leia Também