Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
ATAQUE

ONU pede para Rússia sair

Presidente Putin diz que quem interferir vai sofrer consequências

24 fevereiro 2022 - 07h26Por Lucas

Assim que a Rússia iniciou a operação de invasão da Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), diferentes atores da comunidade internacional reagiram. O presidente americano Joe Biden condenou, em comunicado oficial da Casa Branca, a decisão de Putin de invadir a Ucrânia. Biden afirmou que "Putin escolheu uma guerra que trará perdas de vidas e sofrimento. O presidente norte-americano disse também que EUA e seus aliados responderão de forma unida e decisiva. "O mundo responsabilizará a Rússia", disse.

António Guterres, secretário-geral da ONU,fez um apelo ao presidente russo: "Por favor, senhor Putin, leve seus militares de volta. Não permita uma guerra na Europa. Esse conflito deve parar agora. Essa guerra não faz sentido e causará um nível extremo de sofrimento. Essas atitudes terão consequências", afirmou o secretário-geral da ONU.

Para Boris Johnson, premiê do Reino Unido, o presidente Putin escolheu um caminho de derramamento de sangue e destruição ao lançar este ataque não provocado à Ucrânia. "O Reino Unido e nossos aliados responderão de forma decisiva", escreveu o líder britânico.

Ataque

Ao anunciar o início de uma operação no leste da Ucrânia na noite desta quarta-feira (23) - horário em Brasília -, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um pronunciamento aos russos. Ele afirmou que "todas as decisões já foram tomadas e que os russos precisam se preparar para mudanças nos próximos dias" Putin alertou para que nenhum outro país interfira na ação russa na região separatista na Ucrânia.

“Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”, disse o líder russo. O presidente da Rússia também afirmou que a responsabilidade pela guerra e suas consequências é da Ucrânia. "A verdade está do nosso lado. Os objetivos serão atingidos".