Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
30°C
Finanças Pessoais

Greves forçam consumidor a buscar alternativa para boletos vencidos

24 setembro 2011 - 18h36Por Redação Douranews, com Terra

A greve dos funcionários dos Correios, iniciada há mais de dez dias, pode ocasionar atrasos nas entregas de boletos e contas de água, luz e telefone. Para evitar transtornos e a cobrança de multas por atrasos, os consumidores devem solicitar outra forma de pagamento antes da data do vencimento da conta.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ) recomenda o contato com a empresa credora para solicitar a emissão de segunda via do boleto. Também pode ser solicitada a prorrogação do vencimento, para evitar a cobrança de juros e multas ou a suspensão na prestação de serviços.

"Se o consumidor entrar em contato com a empresa e ela não fornecer meios alternativos de pagamento, ela não vai poder cobrar esse boleto depois com encargos", explica Flávio Siqueira Jr., advogado do Idec. Segundo ele, o fornecimento de segunda via de boleto é um direito do consumidor e não pode ser cobrado. No entanto, não se deve esperar o vencimento da conta e, depois, justificar a falta de pagamento com base na ocorrência de greve. Se a conta emitida pela empresa chegar junto com a segunda via solicitada, somente a segunda via deve ser paga, porque a primeira já terá sido cancelada.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que não haverá prorrogação de prazos de pagamentos de cobranças não recebidas em função da paralisação. A entidade orienta os clientes a identificar os pagamentos mensais e, com essa informação, procurar as empresas emissoras dos boletos, solicitando a segunda via de cobrança.

Greve dupla

No caso de Dourados, além do mais, os contribuintes de impostos e taxas terão mais transtornos ainda. Além da greve dos Correios, que não tem prazo para acabar e já congestiona as agências de correspondências atrasadas, também os bancários programaram greve a partir de terça-feira (27), o que deve provocar maiores contratempos ainda.

Deixe seu Comentário

Leia Também