Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
30°C
Empresas

Estado acaba com cobrança antecipada de impostos de 3.700 empresas

01 agosto 2018 - 11h44

O Governo do Estado extinguiu o ICMS Garantido, que estava vigente há 18 anos. A medida que vai beneficiar mais 3.700 empresários de todo o Estado, que terão mais tempo e fluxo de caixa para pagar os impostos devidos, está sendo publicada na edição desta quarta-feira (1) do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.

Instituído no ano 2000, o ICMS Garantido fazia a cobrança antecipada da tributação de mercadorias e matérias-primas adquiridas em outros Estados por contribuintes de Mato Grosso do Sul, antes da comercialização. A exclusão do regime especial é possível devido a implantação de sistemas digitais que possibilitam a Sefaz (Secretaria estadual de Fazenda) ter conhecimento das operações de circulação de mercadorias.

Atualmente o regime representa 3% da arrecadação mensal e a partir da publicação do decreto, os contribuintes não precisarão pagar de forma antecipada o imposto, recolhendo apenas na apuração mensal.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, explica que a antecipação do pagamento interferia no fluxo de caixa das empresas e a partir de agora verão seus processos de compra otimizados, o que permite maior fôlego financeiro aos empresários.

Edison Araújo, presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de MS), disse que “esse capital de giro vai poder circular dentro do Estado e gerar novas melhorias, além de empregos”. Já o presidente da Amas (Associação sul-mato-grossense de supermercados), Edmilson Veratti, afirma que “nesse período de ICMS Garantido sabemos que várias empresas passaram por dificuldades de caixa mensalmente, impactando no capital de giro”.

Deixe seu Comentário

Leia Também