Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
Finanças Pessoais

Volta às aulas: Material escolar é encontrado com diferença de preços superior a 900%

12 janeiro 2019 - 12h42

Pesquisa realizada para apurar os preços de material escolar, diante da proximidade da volta às aulas, em sete estabelecimentos comerciais da cidade, mostrou diferenças superiores a 930% em alguns dos 70 itens consultados pela equipe do Procon, nesta sexta-feira (11), em Dourados.

Algumas das maiores diferenças de preço encontradas estão no papel almaço com pauta (938,46%), fita adesiva durex (622,22), cola colorida (445,45%) e apontador lápis simples sem depósito (406,67%).

Entre 43 produtos encontrados nos sete estabelecimentos desta pesquisa foi encontrada uma diferença de 67,3% entre o estabelecimento com menor para o de maior preço, segundo disse o procurador Mario Julio Cerveira, diretor do Procon em Dourados.

“Esta pesquisa tem como principal objetivo fornecer ao consumidor uma amostra das diferenças de preços que ele pode encontrar no mercado de material escolar, chamando a atenção para a necessidade da comparação antes da compra”, acrescentou.

“Os preços dos produtos podem ter variações consideráveis de um estabelecimento para outro, inclusive por ocasião de descontos especiais, promoções e, principalmente, diferença de marcas”, explica. “Por isso o consumidor deve fazer uma pesquisa em vários estabelecimentos, negociar descontos e prazos para pagamento. A compra em conjunto pode facilitar as negociações”, sugere.

O diretor do Procon também menciona que, para garantir o orçamento doméstico no início do ano, já bastante comprometido com as faturas de compras do final do ano passado e de impostos e taxas para o ano vigente, “é fundamental racionalizar a compra de material escolar, buscando aproveitar materiais utilizados no ano anterior, que estejam em boas condições de uso”. Outra dica importante é promover e participar da troca de livros didáticos entre alunos que cursam séries diferentes.

“Na busca pelo menor preço é importante que o consumidor não se esqueça de atentar pela qualidade e procedência dos produtos, evitando ter de efetuar novamente compras de materiais que deveriam durar ao menos até o final do ano letivo”, completa.

Deixe seu Comentário

Leia Também