Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Polícia

Operação mira aviões e imóveis de luxo utilizados para o tráfico internacional de drogas

06 agosto 2020 - 13h16

Cerca de 23 aviões e imóveis de luxo avaliados em cerca de R$ 40 milhões de uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas, na região da fronteira o Paraguai, foram os alvos principais de 21 mandados de busca e apreensão cumpridos na operação ‘Cavok’, deflagrada na manhã desta quinta-feira (6) pela PF (Polícia Federal) em Ponta Porã.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal da cidade e visam a desarticular economicamente uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas atuante na fronteira Brasil/ Paraguai. Além dos 21 mandados de busca e apreensão, foram cumpridos também dois mandados de prisão preventiva, um em Goiânia e um em Ponta Porã, onde ainda foi efetuada uma prisão em flagrante por posse de arma.

As ações englobam ainda o sequestro de 23 aeronaves de pequeno porte, que eram usadas pelo grupo para o transporte das drogas a partir dos países vizinhos, além de três imóveis rurais e de um apartamento de luxo, todos localizados no estado de Goiás, avaliados em aproximadamente R$ 40 milhões.

O trabalho é resultado de investigações realizadas em conjunto com a Polícia Nacional paraguaia, em novembro de 2019 na região rural conhecida como Fortuna Guazú quando uma aeronave foi interceptada transportando cerca de 130 quilos de cocaína. O investigado que pilotava a aeronave utilizada no transporte da droga conseguiu se evadir da ação policial.

A investigação também contou com a colaboração do Centro Integrado de Operações de Fronteira de Foz do Iguaçu, Paraná e da Receita Federal do Brasil, por meio do Núcleo de Pesquisa e Investigação de Campo Grande, e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Polícia Nacional paraguaia com o Ministério Público do país.

Cavok

O nome Cavok [na versão em inglês, Ceiling and Visibility OK) é utilizado no meio aeronáutico para definir situação em que há boas condições de teto e visibilidade, ou seja, boas condições para voar.

Deixe seu Comentário

Leia Também