Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
30°C
Polícia

Relatório de análise criminal da Sejusp atesta eficiência operacional da PM em Dourados

25 janeiro 2019 - 12h24

Relatório do Núcleo de Estatísticas e Analise Criminal, divulgado esta semana pela Sejusp (Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública), mostra o 3º Batalhão da PM (Polícia Militar) de Dourados liderando o ranking de metas das unidades regionais das cidades do Mato Grosso do Sul, somando 11 pontos positivos, ou seja, com queda de índices, dos 12 possíveis.

Em uma gestão moderna e técnica, priorizando o patrulhamento ostensivo e preventivo, bem como o atendimento à comunidade, o 3º BPM mantém, a duas linhas de comando [do coronel C. Barbosa ao tenente coronel Carlos Silva), a redução na incidência criminal em Dourados e na área de atribuição que engloba atualmente os distritos de Vila Formosa, Panambi e Vila Vargas, além das cidades de Douradina e Itaporã. Essa estatística positiva se repete desde 2013, conforme o Relatório da Sejusp.

Crimes analisados

A Sejusp analisa 12 pontos(crimes) que tem um maior impacto na segurança do sul-mato-grossense, sendo que num comparativo somente entre os anos de 2017 e 2018, o 3º BPM apresenta 11 pontos positivos, ou seja, redução de incidência de 11 crimes na sua área de atribuição.

Veja os números:
Acidentes de trânsito com vítima fatal – redução de 15%;
Feminicídio – redução de 16%;
Furto – redução de 4%;
Furto de veículo – redução de 24%;
Furto de residência – redução de 30%;
Homicídios – redução de 22%;
Roubo – redução de 15%;
Roubo de veículo – redução de 7%;
Roubo a residência – redução de 11%;
Roubo em via pública – redução de 15%;
Roubo em comércio – redução de 25%.

Trânsito

Durante as ações preventivas e repressivas no policiamento de trânsito de Dourados, que ficam a cargo do Pelotão de Trânsito do 3º BPM, foram lavradas mais de 10 mil notificações por infrações e crimes de trânsito, além do recolhimento de 619 veículos ao pátio do Detran. Esses números contribuíram diretamente para a redução de vítimas fatais em acidentes, de 44 em 2017 para 37 no ano de 2018, com uma redução de 22% no período apurado.

Crimes contra o patrimônio

Houve queda significativa em todos os crimes contra o patrimônio em Dourados, sejam roubos ou furtos, com a recuperação de 208 veículos com queixa de roubo/furto e a apreensão de 77 armas de fogo, sendo a maioria delas utilizadas no cometimento de crimes na cidade.

Crimes contra a vida
Esse índice criminal de feminicídio acusou queda de 16% de 2017 para 2018, sendo registradas seis ocorrências em 2017 e cinco no ano passado.

O PROMUSE (Projeto Mulher Segura) foi uma das principais ferramentas de combate a esse tipo de crime, com um pós-atendimento eficiente e com o encaminhamento de mulheres vítimas de violência às unidades de proteção, bem como intervenções judiciais com medidas protetivas.

Os crimes de homicídio reduziram quase ¼ nesse período, sendo 94 em 2017 e 73 em 2018.

Apreensões recorde

Num trabalho incessante tanto no monitoramento, quanto na vigilância, trabalhando em conjunto com outras unidades de segurança da fronteira e também levantando informações do disque denúncia, os policiais da ALI (Agência Local de Inteligência) tiveram papel fundamental na apreensão recorde de drogas.

Em 2018 foram apreendidas 13,8 toneladas de maconha, 7,3 quilos de cocaína, 4,7 quilos de pasta base de cocaína e 2,1 quilos de crack, que seriam, em sua maioria, consumidos na cidade de Dourados.

Como resultado dessas apreensões, 123 pontos de venda e distribuição foram desarticulados, com a prisão de 152 pessoas pelo crime de tráfico de drogas. O prejuízo provocado pelas ações dos policiais do 3º BPM ao narcotráfico gira em torno de 28 milhões de reais.

A comunidade no COISED

O comando do 3º BPM ressaltou a importância do trabalho dos órgãos de segurança pública em Dourados através do COISED. “Os números positivos de 2018 só foram possíveis graças a um esforço tríplice, ou seja, da tropa ordinária operacional através da realização das operações; da comunidade que nos prestou total apoio nas ações da PM durante todo o ano e à união dos órgãos de segurança pública, congregados no COISED (Conselho Institucional de Segurança de Dourados), juntamente como o Ministério Público Estadual e a Receita Federal”, avaliou o tenente coronel Carlos Silva.

Deixe seu Comentário

Leia Também