Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
30°C
Saúde

Bebê de 3 meses morre com suspeita de meningite na UPA de Dourados

15 outubro 2019 - 20h45

Matheus, de três meses de vida, morreu na manhã desta terça-feira (15) com suspeita de meningite em Dourados. A mãe da criança, identificada como Maristela, afirma ter levado o filho doente três vezes à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e uma vez à Unidade Básica de Saúde do bairro Jóquei Clube após os primeiros sintomas.

Conforme o site Campo Grande News, a mulher disse que foi orientada a pedir a internação do menino na ala de pediatria do HU (Hospital Universitário) da Universidade Federal da Grande Dourados, mas a criança morreu antes de ser transferida. A OAB acompanha o caso, através da presidente da Comissão de Saúde da Subseção de Dourados, Helena Izidoro, que conversou no início da tarde com a mãe do menino.

“De acordo com a mãe, ela foi à UPA no sábado, por volta de 10 horas. O menino foi medicado e liberado. Retornou no domingo, permaneceu até 17 horas, quando foi liberada para procurar a unidade de saúde mais próxima e pegar encaminhamento para o HU. Na segunda-feira, ela foi até a Unidade do Jóquei Clube e lá informaram que deveria ir à UPA, pois era caso de urgência”, disse a advogada ao Campo Grande News após ouvir o relato da mãe.

Helena Izidoro confirmou, de acordo com os relatos da mãe do bebê de apenas três meses, que Maristela levou a criança na tarde de segunda-feira (14) à UPA onde o filho foi medicado e passou por exames. Na UPA foi solicitada vaga para internação no HU. “Ela passou a noite com o bebê na UPA, mas hoje de manhã ele veio a óbito”, conta a advogada.

Segundo caso

A confirmar essa situação relatada pela integrante da comissão da OAB, e diante do registro do óbito do bebê Matheus, esse seria o segundo caso registrado em Dourados este ano. No dia 4 do mês passado, a Polícia Civil fez buscas na UPA de Dourados após denúncia de adulteração do prontuário de uma menina de três meses que teria morrido na unidade em junho com os mesmos sintomas.

A secretária municipal de Saúde, Berenice Machado de Souza instaurou sindicância para apurar o primeiro caso.