Menu
Buscarsexta, 26 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
29°C
cmd participa
FALSIDADE

CRM investiga atuação de 'médico' formado em letras

Suspeito foi autuado pela polícia durante plantão em hospital de Costa Rica

26 maio 2022 - 09h15Por g1/ms

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS) informou, nesta quarta-feira (25), que irá abrir sindicância administrativa para apurar se houve negligência por parte da Fundação Hospitalar de Costa Rica, na hora de contratar o estudante formado em Letras, de 23 anos, que se dizia médico. “É responsabilidade do contratante checar a procedência dos documentos para confirmar a veracidade do registro médico. O CRM-MS informa que o exercício ilegal da medicina deve ser apurado pelas autoridades policiais”, completa o órgão, em nota.

De acordo com a diretoria do hospital, o suspeito chegou a atuar por um dia como médico, realizando apenas acompanhamentos. Ele precisou ser afastado devido ao tratamento de câncer e retornaria na segunda-feira (23), quando foi impedido pela polícia e levado à delegacia, onde prestou depoimento e foi liberado.

“Ele acabou fazendo vaga em plantão de emergência por ser do município e ter CRM em mãos, mas quando fomos avaliar as informações, percebemos que o CRM era do Estado de São Paulo e de uma mulher. O e-mail era forjado, assim como o diploma e o CRM.”, confirmou a diretora da Fundação Hospitalar.

Entenda o caso

Um jovem, de 23 anos, foi autuado após trabalhar irregularmente como médico na Fundação Hospitalar de Costa Rica. Ele chegou a cursar medicina por cerca de dois anos, mas não concluiu os estudos. Pra poder trabalhar no hospital, o suspeito apresentou um diploma e o CRM falsificado."Ele não tinha registro no Conselho Regional de Medicina, chegou se apresentando como médico, falou que tinha interesse e, como município de interior tem muita necessidade, conseguiu”, afirmou o delegado Caique Ducatti.

O prefeito da cidade, Cleverson Alves dos Santos, afirmou que o executivo municipal acompanha o caso. “Ele é ‘filho da cidade’, a família falou que ele tinha se formado em medicina, prestigiamos, convidamos para trabalhar, mas, quando fomos checar o CRM dava o nome de uma mulher. Ontem ele estava escalado para trabalhar, aguardamos e conversamos com ele”, disse a autoridade.

Nas redes sociais, o jovem se apresenta como médico e mestrando em Saúde Pública. Em contato com ele, a reportagem foi informada que “houve um mal-entendido” e que tudo será esclarecido por seu advogado.

Jovem se apresentava como médico nas redes sociais  Foto: Redes Sociais

Jovem se apresentava como médico nas redes sociais (Reprodução)