Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
SAÚDE AMPLIADA

Dourados terá quatro postos das 7 às 19 horas

Seleta e Santo André vão funcionar também das 19 às 22 horas

24 março 2024 - 09h31Por Redação Douranews

A partir desta semana, quatro postos de saúde em Dourados vão passar a atender em período de 12 horas, das 7 às 19 horas. Na manhã de sexta-feira (22) aconteceu a Aula Magna do projeto Inova Aps em parceria com a Fiocruz e Ministério da Saúde, que contratou 31 médicos para atender as unidades localizadas em quatro regiões diferentes: Jóquei Clube, Parque do Lago II, Idelfonso Pedroso e jardim Maracanã.

O programa é destinada a atender a saúde primária. Com a proposta, Dourados será o terceiro município do país, após Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS) a implantar o programa de ampliação de horário de funcionamento de postos de saúde.

“Muitos trabalhadores só podem ir ao posto em horário de almoço ou final de tarde e essas quatro unidades vão ser referência”, disse recentemente a reportagem o secretário municipal de saúde, Waldno de Lucena.

A aula inaugural foi realizada na sexta-feira, no auditório da Unigran. Integrantes do Fiocruz e do Ministério da Saúde estiveram presentes.

Horário da noite

Outras novidades que serão colocas em prática, mas a partir de abril, e o horário de atendimento noturno dos postos Seleta, no jardim Flórida, e Santo André, no bairro que lava o nome do posto. Eles atenderão normalmente das 7 às 11 e das 13 às 17 horas, com diferencial que reabrirão das 18 às 22 horas, de segunda a sexta-feira.

As duas unidades não serão referência para urgência e emergência no período noturno. Esse tipo de atendimento continuará sendo prestado na UPA.

A Seleta e o Santo André vão realizar os mesmos serviços já feitos durante o dia, ou seja, de rotina à atenção primária à saúde. Qualquer pessoa poderá procurar as unidades para atendimento noturno, assim que estiverem em funcionamento. Com a abertura no período noturno, espera-se que haja uma diminuição no fluxo de pacientes na UPA, pois muitos dos atendimentos no local não são de urgência.