Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
Saúde

'Sábado sem mosquito' retira mais 20 toneladas de lixo da periferia de Dourados

06 maio 2019 - 13h54

Um grande volume de pneus, garrafas pets, lonas plásticas, latarias, restos de móveis e outros tipos de materiais que acumulam água foram recolhidos no sábado (4) na região dos bairros Jóquei Clube, Estrela Verá e Santa Felicidade, em mais um mutirão contra a dengue, realizado pela Secretaria municipal de Saúde, via CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em Dourados.

De acordo com a coordenadora do CCZ, a bióloga Rosana Alexandre da Silva, aproximadamente 20 toneladas de lixo foram retiradas nesta ação comunitária, realizada em conjunto com outros órgãos da administração municipal, como a Semsur (Ssecretaria municipal de Serviços Urbanos), o Imam (Instituto do Meio Ambiente) e a Guarda Municipal.

Esta foi a quinta ação comunitária realizada na periferia da cidade com intuito de combater a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e da febre chikungunya.

Durante o mutirão foram trabalhados 1.389 imóveis e 192 foram encontrados fechados. Nos 1.581 imóveis informados, foram localizados 24 focos de dengue e os agentes de controle de vetores fizeram 42 notificações. O mutirão empregou o serviço de 38 agentes de controle de vetores, cinco supervisores, um supervisor geral e teve acompanhamento da diretora do CCZ e superintendente da Saúde.

Conforme a coordenadora do CCZ de Dourados, se a população se empenhar em manter as propriedades limpas durante todo o ano, aumenta a chance de diminuir a incidência do mosquito. “As pessoas precisam manter este tipo de ação durante todo o ano e não esperar as mobilizações”, sugere, reforçando que “se cada um fizer a sua parte, todos serão beneficiados”.

Os mutirões, recomendados pelo Ministério da Saúde como “Sábado sem Mosquito”, teve início em Dourados no dia 30 de março, pelo Parque das Nações II. Também já foram contemplados com a ação moradores da região das Vilas Índio e Rosa, região do bairro BNH IV Plano, da região Central e, agora, região do Estrela Verá/Jóquei Clube. São mais de 7.400 imóveis já trabalhados.