Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
DIA DA ÁGUA

Sanesul se alia às comemorações por todo o mundo

Campanha institucional mostra a importância da água

19 março 2024 - 16h41Por Redação Douranews

No próximo dia 22 de março, o mundo celebrará o Dia Mundial da Água, uma data de reflexão e ação sobre a importância desse recurso vital para a vida em nosso planeta. Nesse contexto, a Sanesul, ciente de sua responsabilidade como provedora de água potável para milhões de pessoas sul-mato-grossenses, destaca a relevância da preservação desse recurso precioso.
Mas afinal, o que a água representa pra você?

A Companhia de Saneamento do Estado de MS traz como temática da sua campanha uma reflexão individual: O que a água representa para você? Será que estamos dando a importância devida para esse bem tão essencial?

Além da campanha institucional, a equipe de Meio Ambiente da empresa estará promovendo muitas ações educativas em diversos municípios, mobilizando alunos e comunidades, levando conhecimento e promovendo a conscientização da população sobre a importância e o uso correto da água tratada.

A importância da Água

A água é o fundamento de todas as formas de vida, biologicamente, é imprescindível e insubstituível. Tem um valor social notável, pois é impossível pensar numa sociedade saudável, harmônica e pacífica sem água de qualidade para todos os seus cidadãos. É um recurso estratégico para a humanidade, pois mantém a vida no planeta Terra, sustenta a biodiversidade e a produção de alimentos e suporta todos os ciclos naturais. Portanto, a sua importância é ecológica, econômica e social.

Para o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, a água é mais do que uma simples substância, é a essência da vida.

“Sem ela não poderíamos existir. Ela irriga nossas terras, sustenta nossa fauna e flora e nutre nossos corpos. No entanto, apesar de sua abundância aparente, a água doce, especialmente a potável, é um recurso finito, cada vez mais ameaçado pela poluição, mudanças climáticas e má gestão”, destaca o dirigente.

Segundo ele, a Sanesul reconhece a importância de conservar e proteger nossos recursos hídricos para as gerações presentes e futuras.

“Nossa missão vai além de fornecer água potável, estamos empenhados em adotar práticas sustentáveis de gestão da água, investindo em tecnologias avançadas de tratamento, sistemas de distribuição eficientes e programas de conscientização para promover o uso responsável desse recurso precioso”.

Renato assegura que por meio de parcerias institucionais, a companhia busca implementar soluções inovadoras para a conservação dos recursos hídricos, desde a recuperação de mananciais até a educação ambiental, acreditando que todos têm um papel a desempenhar na proteção da água, seja evitando o desperdício, adotando práticas sustentáveis em seus lares e negócios, ou participando de iniciativas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

“Neste Dia Mundial da Água, convidamos a todos para se unirem a nós no compromisso da preservação e para refletirmos sobre o que a água representa nas nossas vidas. Juntos, podemos assegurar que as futuras gerações desfrutem dos benefícios de um meio ambiente saudável e de uma água limpa e abundante”, sugere o dirigente.
 
Agenda estadual de ações:

As Blitz educativas serão realizadas no dia 22/03. Durante a ação serão distribuídas cartilhas educativas e copos de água para população. As cidades participantes são: Corumbá, Ladário, Laguna Carapã, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Três Lagoas, Aquidauana, Terenos, Miranda, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho, Sidrolândia, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Deodápolis, Angélica, Jateí, Taquarussu, Batayporã, Ipesal, Naviraí, Caarapó, Eldorado, Itaquiraí, Japorã, Juti,Mundo Novo, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi.

As palestras serão realizadas durante a semana. A execução dessas ações é de iniciativa das Gerencias Regionais em atendimento às solicitações das prefeituras.

- Em Ponta Porã, a empresa fará a doação de um bebedouro de água gelada para no Horto Florestal da cidade na presença das autoridades municipais, entidades e estudantes de escolas públicas. Haverá distribuição das cartilhas educativas com a presença dos mascotes Agualina e Tuboré. Veja https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/dia-mundial-da-agua-sanesul-inaugura-bebedouro-em-ponta-pora-7903

- Em Aquidauana, haverá limpeza no rio Aquidauna em parceria com a prefeitura municipal e a participação dos alunos do projeto Florestinha. Veja mais em https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/dia-mundial-da-agua-sanesul-participara-de-mutirao-de-limpeza-do-rio-aquidauana-7904
 
- Em Bonito, a empresa apoia a Limpeza do Rio Formoso nos dias 21 e 22/03. Veja https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/dia-mundial-da-agua-sanesul-convida-para-mutirao-de-limpeza-dos-corregos-bonito-e-restinga-7902

- Já em Iguatemi, será realizado o Plantão Social para atendimento da população. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal e contará com o atendimento das Secretarias de Saúde, Infraestrutura e Educação. Veja https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/dia-mundial-da-agua-sanesul-oferece-servico-de-atendimento-movel-em-iguatemi-7901