Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
VIDA DURA

UBS de Dourados continuam sem médicos e exames

O problema se arrasta ao longo dos anos e população reclama

19 março 2024 - 15h06Por Redação Douranews

A falta de insumos, médicos e profissionais capacitados para atender à demanda da população se estende ao longo de décadas e compromete o funcionamento das unidades de saúde em Dourados.
A infraestrutura caótica nos prédios públicos, como por exemplo, a situação deplorável em que se encontram as instalações nos postos de saúde de Dourados, é flagrante.

Como se não bastasse as péssimas condições da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que invariavelmente sofre com a falta de profissionais na área, as unidades básicas padecem de todo o tipo de deficiência em todos os bairros do município.

A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Ouro Verde é o caso mais emblemático: há dois anos "está sendo reformada" e até agora funciona de forma deficitária, com remendos de madeira nos lugares da obra. 

O Posto da Seleta foi pintado internamente num fim de semana, pois as paredes estavam todas mofadas e, conforme o Douranews apurou, a maior parte das unidades padecem de infraestrutura e, principalmente, com a falta de insumos e medicamentos disponíveis pelo SUS aos pacientes. 

Em todos esses locais existem, inclusive, placas informando da gratuidade do serviço aos cidadãos, que, obviamente, só por meio do recolhimento de altos tributos já teriam o direito.

Maria de Lourdes Silveira, moradora no Altos do Indaiá, na fila de uma unidade, lamentou que “em ano eleitoral muitas promessas são lançadas e a cada  quatro anos, entra um e sai outro, o problema continua”. Ela ainda desabafou: “E nós?".

Outra Maria, a de Fátima, só foi informada, depois de três horas na fila da UBS Seleta, na tarde desta terça-feira (19), que o exame ginecológico solicitado e agendado foi transferido para o dia 26, “porque a médica não veio". 

“A gente se programa, entra na fila pra agendar, organiza no serviço, em casa, com os filhos, e depois de uma tarde inteira na fila, simplesmente o exame é cancelado. Sem contar que depois, quando sai a receita, não tem o medicamento”, protestou a doméstica.

Esperando ...

Alan Guedes e representante da Fiocruz, durante anúncio de melhorias

Há um mês, o Município anunciou a contratação de mais 31 profissionais de saúde para atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através de parceria firmada pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde) com a FioCruz e o Ministério da Saúde para a implantação do projeto Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (InovaAPS), com aprovados nos programas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade Multiprofissional em Saúde da Família. 

O próprio prefeito Alan Guedes garantiu que, com o InovaAPS, Dourados passaria a ser o terceiro município do país a fazer parte do programa, o primeiro fora das capitais, o que ainda iria permitir estender o horário de atendimento em quatro unidades de saúde para 12 horas ininterruptas, entre 7h e 19h, contemplando as UBSs dos bairros Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II.