Menu
Buscarterça, 21 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
Tecnologia

Estudantes de Dourados participam de Jornada arremessando foguetes

05 novembro 2016 - 10h06

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) participa, com duas equipes, da edição 2016 da Jornada de Foguetes, evento nacional que reúne alunos do ensino médio e é promovido pela Sab (Sociedade Astronômica Brasileira), em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira), até o dia 7, no município de Barra do Piraí/RJ.

Participam da Jornada os estudantes dos campi de Corumbá e Dourados em equipes compostas por três estudantes e um professor selecionados durante a Mostra Brasileira de Foguetes, realizada nos dois municípios no mês de abril.

Feitos com garrafas pet, os foguetes são lançados a partir de uma base presa no chão e utilizam como combustível uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Classificaram-se para a competição nacional as equipes que atingiram alcances horizontais acima de 120 metros, medidos entre o ponto de saída e a parada do foguete.

O Campus Dourados é representado por estudantes do 2º semestre do curso técnico integrado em Informática para Internet. Na mostra local, o lançamento da equipe atingiu 122 metros. Ela é liderada pelo professor Rafael dos Santos. A aluna Raysa Caroline Lima, uma das integrantes da equipe, disse que o grupo não esperava atingir essa marca.

A 10ª edição do evento reúne cerca de 200 equipes de todo o Brasil. Além dos lançamentos, as equipes precisam também apresentar o foguete, com detalhes, fotos, esquemas e vídeos dos lançamentos.