O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, presidiu nesta quarta-feira (30) a formatura dos 182 alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, obrigatório a todo 2º sargento que deseja se habilitar à promoção para 1º sargento. O evento aconteceu no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e contou com as presenças do comandante-geral da PM (Polícia Militar),coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira, do comandante da Academia de Polícia da PM, coronel Claudio Roberto Monteiro Ayres, do diretor da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Paulo Rogério de Carvalho Silva, entre outras autoridades civis e militares.
O curso foi realizado nas modalidades semipresencial e presencial e teve duração de 15 semanas, totalizando uma carga horária de 360 horas/aula a distância e 70 horas/aula presenciais, no período de 1º de agosto a 11 de novembro deste ano. Conforme o comandante-geral da PM, coronel Teixeira, esse foi mais um avanço entre tantos outros conquistados pela instituição, possibilitando ao militar o fluxo regular nas carreiras sem desguarnecer as unidades operacionais nos diversos municípios, além de possibilitar o participante não ficar ausente por muito tempo de seu domicílio.
O secretário estadual de Justiça e Segurança, José Carlos Barbosa, ressaltou que durante o governo Reinaldo Azambuja já foram capacitados 3.219 policiais praças e oficiais, desses 937 formados no Curso de Formação de Soldados, 1.100 homens e mulheres no Curso de Formação de Cabos, 870 no Curso de Formação de Sargentos, 50 no Curso de Habilitação de Oficiais, 40 no Curso Superior de Polícia, 40 no Curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento de Oficiais e agora 182 no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.
“Estou muito feliz de participar de mais uma formatura, pois habilitar esses sargentos significa que estamos contribuindo cada dia mais para a melhoria da instituição. Mato Grosso do Sul hoje possui uma das melhores polícias e, graças às ações e metas que estão sendo desenvolvidas pelo atual governo de priorizar a segurança pública, que hoje é uma das principais reivindicações da população”, enfatizou José Carlos Barbosa.
Entre os destaques do curso está o 2º sargento Alger Picolo Ferreira, que ressaltou que esse é um dos requisitos para ascensão na carreira de Policial Militar. “A realização desse curso representa policiais motivados nas ruas. Antigamente em outros governos nós não tínhamos a expectativa e o planejamento que temos hoje, isso proporciona segurança ao policial que automaticamente vai se dedicar mais ao seu trabalho”.
Além da política de valorização profissional, o Governo do Estado também está realizando por meio da Sejusp o programa de investimentos dos últimos anos na área de segurança, o “MS Mais Seguro”, que está aplicando mais de R$ 96 milhões na compra de armamentos, viaturas, munições e equipamentos de proteção pessoal. “Eu tenho dito ao governador Reinaldo Azambuja, que nós precisamos ter um programa de Estado de investimentos voltado para a área da segurança pública, para proporcionar ao nosso efetivo que é treinado e qualificado instrumentos adequados de trabalho as melhores motocicletas e viaturas. Não existe a presença mais forte do Estado, do que aquela representada pelo policial”, destacou o secretário.