Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Dourados

Servidores da UFMS e da UFGD realizam congresso

04 de julho 2011 - 20h23 Por Redação Douranews, com Assessoria
Servidores da UFMS e da UFGD realizam congresso

Começa nesta terça-feira e prossegue até o dia 8 de julho, o Consista (Congresso do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino de MS). O evento será sediado na Escola de Saúde Pública de MS e vai reunir delegados de eleitos pelo voto direto nos campi da capital e do interior. A abertura oficial acontece às 8h com o credenciamento dos delegados e, além de servidores e convidados, é esperada presenças de autoridades de diferentes esferas governamentais.

O coordenador geral do SISTA/MS, Lucivaldo Alves dos Santos, comenta que o congresso é o órgão máximo de deliberações do sindicato “É ele quem define, prioritariamente, as diretrizes de ação da entidade. Com o congresso, a categoria fortalece a luta e legitima a atuação de seus dirigentes”, argumenta o dirigente, que anuncia a presença de Paulo Henrique dos Santos, diretor da Fasubra (Federação dos Trabalhadores Técnicos Administrativos das Universidades Brasileiras) e também membro da direção nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Em função da importância deste evento, a coordenação do SISTA/MS está empenhada em sua realização. Ao todo, foram escolhidos 70 delegados, eleitos pelo voto diretos em seus locais de trabalho nos diferentes campi da UFMS (Universidade Federal de MS), bem como no campus da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), em Dourados. Estes delegados representam os mais de 2.300 filiados do sindicato dos técnicos administrativos.

LUTA E MEIO AMBIENTE

O congresso do SISTA/MS vai incorporar também a questão ambiental em sua realização. O apelo à conservação do meio ambiente está no tema do evento, que é “Sustentabilidade na Luta”. De acordo com a coordenação do sindicato, é tarefa de todos lutar por um planeta melhor de se viver, principalmente quem trabalha em instituições de ensino.