Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
Dourados

Audiência Pública vai discutir criação de APA em Dourados

08 de agosto 2011 - 19h18 Por Redação Douranews, com Assessoria
Audiência Pública vai discutir criação de APA em Dourados
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vai realizar na próxima quarta-feira (10/08) uma audiência pública para tratar da criação da APA (Área de Proteção Ambiental).
O evento será na Câmara de Vereadores, às 9h. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Valdenise Carbonari Barbosa, o objetivo da audiência é discutir possíveis propostas para criação de uma Área de Proteção Ambiental para a conservação das nascentes do Rio Brilhante e Dourados, utilização racional dos recursos naturais, manutenção da adversidade biológica e preservação dos ecossistemas em seu estado original. Esta categoria de área protegida é estabelecida pela Lei 6.902, de 27 de abril de 1981.
Segundo ela, a APA abrange uma área extensa com certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar da população. “O objetivo básico é proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais”, destaca a secretária, acrescentando que a proteção ao meio ambiente é prioridade para o prefeito Murilo Zauith.
As nascentes do Rio Brilhante abrangem uma parte do município de Dourados com uma extensão de 96.940 hectares. A APA vai permitir compatibilizar o uso racional dos recursos ambientais da região e a ocupação ordenada do solo, proteger a rede hídrica, os remanescentes de vegetação natural e a diversidade da fauna, bem como disciplinar o uso turístico e garantir a qualidade de vida das comunidades.