Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Dourados

Dourados realizará "16 Dias de Ativismo contra a Violência"

10 de novembro 2011 - 18h40 Por Redação Douranews, com Assessoria
Dourados realizará "16 Dias de Ativismo contra a Violência"
A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, promoveu terça-feira, no CAM (Centro Administrativo Municipal), uma reunião com representantes de órgãos públicos, instituições e sociedade civil para definir as atividades dos 16 dias de ativismo de enfrentamento à violência contra a mulher, com o tema “Da paz no lar, até a paz no mundo: a violência e seus impactos na vida das mulheres”. A ação é comemorada mundialmente a partir do dia 25 de novembro.

O objetivo é unificar a programação das entidades públicas e privadas e assim envolver a comunidade nas ações desenvolvidas. Em Dourados as atividades serão antecipadas para 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

“Queremos envolver a sociedade no debate sobre o aumento do uso de armas, seja aquelas consideradas brancas ou de fogo, e o papel que exerce na violência doméstica, vinculado a ideia de poder e masculinidade desempenhada sobre as mulheres”, afirma a vice-prefeita e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres Dinaci Ranzi.

Ela reforça que serão discutidas também as formas de violência, sexual, de gênero e estatal.

Programação

Algumas datas já foram pré-definidas, como dia 23 de novembro, quando o curso de Pedagogia da UFGD vai promover o abraço de compromisso com o enfrentamento à violência.

“A intenção é envolver alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral em um abraço em torno do prédio da universidade”, explicou Dinaci.

Outra atividade definida será a mesa de conversação, que acontece dia 25, com o tema “Lei Maria de Penha: responsabilidades, atribuições e competências”, e participação de órgãos de segurança e Poder Judiciário. Neste dia serão comemorados ainda os 10 anos de funcionamento do Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Viva Mulher.

Dia 26 será o debate sobre mulher e a mídia, promovido pela Marcha Mundial de Mulheres e Sindicato de Jornalistas de Dourados (Sindjor).

Em dezembro, dia 6, acontece o Dia do Laço Branco, quando os homens se mobilizam contra a violência contra a mulher.