Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Dourados

Prefeitura prepara ações para o Dia Mundial de Luta contra Aids

16 de novembro 2011 - 18h49 Por Redação Douranews, com Assessoria
Prefeitura prepara ações para o Dia Mundial de Luta contra Aids

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, já prepara ações que serão realizadas no Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro. Pelo menos 50 mil preservativos devem ser distribuídos pelo Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.

Das 8h às 17h, na Praça Antônio João, serão realizados testes rápidos para HIV, distribuição de material informativo, orientação à população e sorteio de brindes.

De acordo com a coordenadora municipal de DST/Hepatites Virais Berenice de Oliveira Machado Souza, o objetivo da ação é atingir a população em geral, como forma de reforçar a prevenção contra a Aids, que é uma doença ainda sem cura, e aumentar o número de pessoas testadas para o HIV.

A Aids foi descoberta há mais de 30 anos e já provocou 30 milhões de mortes no mundo. Estima-se que 15 mil pessoas sejam infectadas por dia no planeta. Trinta e três milhões estão atualmente infectados no mundo e três milhões morrem a cada ano.

Um dos motivos da disseminação da doença é o fato de grande parte da população desconhecer o seu diagnóstico. Dessa forma, acabam passando o vírus aos parceiros.

Por mais que seja investido em pesquisas, ainda não existe uma cura para a Aids e não há previsão. “Por isso vale à pena reforçar a necessidade da prevenção e da comprovação se a pessoa possui ou não o vírus. Esse é o nosso objetivo nesta campanha”, reforça Berenice.