Educação começa a distribuir os uniformes para matriculados deste ano — Divulgação
A Secretaria municipal de Educação começou nesta semana a entrega dos uniformes nas escolas municipais. A partir do início do ano letivo, agendado para o dia 24, os uniformes serão distribuídos aos alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) pelas equipes de coordenação dos estabelecimentos.
“Vamos começar o ano letivo diferente em 2022. Vamos iniciar entregando as 66 mil camisetas do uniforme, que cada criança da nossa rede tem direito no começo do ano. Não vai chegar em março ou em abril. As camisetas já estão sendo distribuídas para as escolas municipais e os Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal) da nossa cidade”, confirmou o prefeito Alan Guedes.
Segundo ele, logo no início das aulas também serão entregues os kits escolares, garantindo maior efetividade das aulas com os materiais. “No ano passado, quando assumimos a prefeitura, não tinha nada contratado para compra dos kits, não tinha licitação, mas nós conseguimos contratar e entregar os kits escolares”, afirmou o prefeito.
Além dos uniformes e do kits escolares, a Prefeitura também está trocando as mesas e cadeiras, que já estão com mais de 15 anos de uso. “Outra entrega que estamos fazendo para nossa rede municipal de ensino é a de novos mobiliários. Cadeiras e mesas novas para um maior conforto dos nossos alunos. Também estamos efetivando a compra de mais mil computadores, que em breve chegarão às escolas da nossa rede para os diretores e professores trabalharem com mais qualidade. Esse é o compromisso que temos com nossos educadores para oferecer melhores condições de trabalho. E ainda teremos mais de 10 escolas reformadas em 2022”, prometeu Alan.
Retorno dia 24
As aulas teriam início na segunda-feira (14), mas, de forma preventiva para garantir a segurança de alunos e profissionais, em razão do aumento de casos da Covid-19, ficou definido a transferência do início das aulas presenciais para o dia 24 de fevereiro.
Desde quinta-feira (10), a Semed deu início a designação manual de alunos, que é destinada para aqueles pais que não conseguiram designar seus filhos de forma automática ou perderam o prazo para realizar a confirmação da matrícula na escola correspondente.
Segundo a secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, todos os alunos cadastrados no sistema terão sua vaga na rede garantida. “Vamos atender todos que procurarem a Central de Matrículas e vamos entrar em contato com os cadastrados e ofertar a vaga mais próxima. Ano passado nós zeramos a fila de espera da educação infantil”, disse.
A Semed reforça que não é preciso formar filas na Central de Matrículas, pois o atendimento ocorre todos os dias e, ainda, o sistema conta com número de telefone e a equipe entrará em contato caso o aluno ainda não tenha sido designado.
Outro ponto importante é que, neste momento, os pais que desejam realizar a transferência do aluno de escola devem esperar. “Transferências só acontecem depois do início do ano letivo. Depois que começar as aulas, é preciso esperar ao menos uma semana na escola para poder transferir o aluno para outra unidade”, comentou a secretária.