Sindicato reclama índices que superam a 30% nos salários do servidor — Reprodução
A presidente do Sinsemd (Sindicato dos Servidores Municipais de Dourados) está convocando assembleia geral extraordinária com servidores devidamente filiados para às 14 horas de sexta-feira (11), com o objetivo de escolher uma comissão, com seis servidores do quadro efetivo, para o encaminhamento das negociações acerca do reajuste linear correspondente ao índice do IPCA (que mede a inflação) do período de abril/21 a março/22 e pleiteia mais 22,08% de acumulado que não foi concedido, junto ao Executivo municipal.
Ao Douranews, a presidente Rosa Catelan disse, na sexta-feira (4), que o Sinsemd não se descuida da preocupação com as necessidades da categoria que representa. “Ainda em junho do ano passado, encaminhamos ao prefeito Alan Guedes o pleito referente ao linear deste ano, e também a reposição das perdas dos anos anteriores, da ordem de 22,08%, acumuladas desde 2015”, afirmou.

De acordo com a sindicalista, o Executivo encaminhou a proposta de reajuste para 2022 de 5%, encaminhada no final do ano passado para ser votada na última sessão legislativa de 2021, e que acabou retirada da pauta depois que o Sinsemd reclamou que não houve a participação dos sindicatos, conforme prevê o parágrafo 4º. do artigo 85 da Lei Orgânica do Município.
Para Rosa Catelan, as ações do Sinsemd são todas respaldadas juridicamente, sempre com a presença do assessor jurídico Apolinário Benitez Alfonso, que acompanha os desdobramentos de mudanças que vem sendo feitas ao longo dos anos na estrutura administrativa do Município e não se descuida de monitorar índices de reposição inflacionária nos salários do servidor, que desde 2015 até agora representam essa perda acumulada superior a 30%.

“Esta diretoria do Sinsemd trabalha com cautela e responsabilidade, buscando o diálogo com os Poderes, e ao convocar essa assembleia geral extraordinária, vamos expor ao servidor – e pedimos que os participantes sejam aqueles que, verdadeiramente, tenham disponibilidade de atender às convocações da comissão – vamos mostrar os números da defasagem e justificar as razões desse pedido que está sendo levado ao prefeito”, justificou a presidente.