Alfinetes pretos e amarelos indicam precariedade da iluminação no bairro — Reprodução
Moradores do Parque dos Jequitibás vêm sofrendo e buscando, desde o ano de 2019, uma solução para a falta do serviço do fornecimento de iluminação pública no bairro, localizado ao lado do CAM (o Centro Administrativo Municipal), onde fica a sede do governo municipal, do estádio Douradão e próximo a outros órgãos públicos e empresas.
Ofício encaminhado ao Executivo municipal no ano de 2019 revelou que do total de 382 postes existentes no bairro, 130 estavam com as lâmpadas apagadas, o que representa 34%, além de dezenas de outros postes sem o braço para a instalação de luminária. Além da cobrança feita via ofício, centenas de moradores, através do serviço de Disque Lâmpadas, também solicitaram a manutenção na rede.
“Mesmo após várias solicitações, o problema da falta de iluminação pública persiste e, atualmente, de forma ainda mais visível, o grave problema público é preocupante, conforme aponta estudo e mapeamento feitos pela Associação de Moradores do Parque Jequitibás”, relata o vereador Marcio Pudim, indicando o método utilizado, com alfinetes nas cores preta e amarela, conforme levantamento realizado entre os dias 22 e 24 deste mês, identificando em toda a extensão do bairro Parque dos Jequitibás os postes que estão com as lâmpadas apagadas.
Do total de 401 postes instalados no bairro, pouco mais da metade estavam com lâmpadas acesas, incluindo aqueles postes em que a iluminação visivelmente está fraca e “acende e apaga, acende e apaga”. Do total, constatou-se que 186 lâmpadas, ou seja, 46% das lâmpadas do bairro, estavam apagadas, conforme o demonstrativo feito no mapa do bairro pela Associação de Moradores.
“Essa identificação revela a escuridão que o bairro, anexo à sede do Poder Executivo Municipal, se encontra”, ilustrou o vereador. Em resposta a requerimento feito pelo vereador Márcio Pudim, a Prefeitura confirmou que o saldo atualizado da conta da Cosip (a Contribuição para os Serviços de Iluminação Pública) é superior a 27 milhões de reais, o que justifica afirmar “a ineficiente ou até mesmo a falta de projetos de gestão por parte do poder público”.
“Na última sessão da Câmara, fizemos ao Poder Executivo a indicação de serviços de iluminação e fomos informados, de forma extraoficial, de que após o término dos serviços no bairro Canaã III e Terra Roxa, ação dessa natureza iria se concentrar no bairro”, revela o vereador. “Quero, na pessoa do morador Silvinei, parabenizar a Associação de Moradores do Parque Jequitibás, que efetuou todo esse estudo e, cumprindo com suas atribuições, busca e requer do poder público as melhorias para o bairro Parque dos Jequitibás”, conclui.