Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
tráfico internacional

Empresário douradense assume chefia do Comando Vermelho

Mendes é apontado como sucessor de Samura, preso pela PF

27 março 2024 - 13h42Por Redação Douranews

A Polícia Federal identificou Hermógenes Aparecido Mendes Filho, empresário de Dourados, como o sucessor de Jorge Teófilo Gonçalves Samudio, conhecido como “Samura”, na liderança do CV (o Comando Vermelho) no Paraguai. A prisão de Samura em 2018 e seu posterior resgate pela facção em 2019 levaram à transição de poder, com Aparecido Mendes assumindo o controle da organização criminosa.

A ligação estreita entre Aparecido Mendes e Samúdio foi revelada durante a Operação Sanctus, conduzida pela Polícia Federal em dezembro passado. Mendes, juntamente com seu irmão Ronaldo Mendes Nunes, está entre os nove denunciados por crimes como tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Durante o período em que esteve foragido no Brasil, Samura recebeu apoio dos irmãos Mendes para se esconder em fazendas no Mato Grosso, usando identidades falsas. A investigação revelou que ele circulava em veículos registrados em nome da empresa de Aparecido Mendes, indicando uma estreita associação entre os dois.

Ronaldo Mendes continua foragido e irmão assume Comando Vermelho

Além disso, a PF descobriu que a residência de Aparecido Mendes em Dourados em como o estabelecimento comercial da família, o restaurante de luxo Audaz, eram usados como endereço por diversos envolvidos no tráfico de drogas. O organograma da organização criminosa também inclui o deputado paraguaio Eulálio Gomez Batista, o ‘Lalo’ Gomes e o filho dele, Alexandre Rodrigues Gomez, apontados como facilitadores de fugas a envolvidos no tráfico internacional, conforme repercute o site ConteúdoMS.

Enquanto Samúdio está detido no sistema penitenciário federal brasileiro e Aparecido Mendes permanece preso em Campo Grande, Ronaldo Mendes Nunes está foragido, supostamente no Paraguai. Até o momento, Eulálio Gomez não se pronunciou sobre as acusações de envolvimento em atividades criminosas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também