Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
POLÍCIA

Morador de MS é detido no Paraguai durante Operação Dakovo

O indivíduo está associado a atividades ilegais de venda de armas na região

06 dezembro 2023 - 10h31Por Redação

A Polícia Federal conduziu uma operação contra um grupo suspeito de fornecer 43 mil armas para facções brasileiras. Nesta quarta-feira (6), informações indicam que um morador de Campo Grande foi detido no Paraguai como parte dessa operação internacional que envolve três países investigando o tráfico de armas.

A operação, chamada de 'Operação Dakovo', foi realizada simultaneamente no Paraguai, Brasil e Estados Unidos. Resultados iniciais apontam para a prisão de um doleiro, suposto financiador, além de dois altos funcionários públicos militares no Paraguai, um dos quais é ex-presidente de um tribunal. Um morador de Campo Grande, embora não identificado, está entre os detidos em Assunção, capital paraguaia.

O indivíduo de Campo Grande, de 39 anos, tem vínculos com a cidade, mas foi preso no departamento de Alto Paraná, no território paraguaio. Ele desempenhava o papel de vendedor de armas ilegais na hierarquia da organização criminosa. Documentos relacionados às transações, um pen drive e relógios de marcas foram apreendidos com ele.

A 'Operação Dakovo' foi liderada pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e resultou na prisão de 13 pessoas, incluindo um general e um ex-funcionário da Diretoria de Material de Guerra (Dimabel).

Um dos militares de alta patente detidos é o General do Ar paraguaio, Arturo Javier González, que já ocupou cargos como presidente do Supremo Tribunal de Justiça Militar e comandante da Aeronáutica. Na posse dele, foi encontrado cerca de 1 bilhão em dinheiro.

Outro militar de alta patente detido é o coronel Santiago Bienvenido Fretes, ex-diretor do Registro Nacional de Armas da Dimabel.

A Senad informou que durante a operação no Paraguai foram apreendidas 611 armas longas e 1.212 armas curtas (pistolas), totalizando 1.823 armas de fogo, avaliadas em aproximadamente US$ 5.200.000. Além disso, foram apreendidos 87.100 dólares em espécie, 96 mil dólares em cheques, relógios avaliados em 250 mil dólares e canetas no valor de 50 mil dólares.

Deixe seu Comentário

Leia Também