Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
TECNOLOGIA

Aldeias recebem computadores reciclados pelo IFMS

Programa de recondicionamento pioneiro funciona em Dourados

08 dezembro 2023 - 10h29Por Redação Douranews

"Agora nós vamos poder escrever o nosso dialeto também no computador, e isso vai ajudar a promover o resgate da língua materna do nosso povo, que é a nossa principal identidade". 

Os planos para o futuro na frase acima são de Rosemiro Pereira, presidente da Associação Txane Terena de Aquidauana, e foram feitos na cerimônia realizada quarta-feira (6), em Campo Grande, após receber, em doação, 238 computadores do CRC (o Centro de Recondicionamento de Computadores) do Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), programa desenvolvido em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom).

O programa faz parte da política de formação do PID (Pontos de Inclusão Digital) no Estado e as máquinas foram repassadas a associações que representam povos indígenas e rádios comunitárias de aldeias dos municípios de Aquidauana e Miranda, e a escolas públicas de Corumbá, Bonito e Amambai, inclusive para crianças e adolescentes que têm aulas no próprio território indígena.

Do total de computadores doados, 42 foram encaminhados a Pontos de Inclusão de Digital indicados pelo CRC do Campus Dourados do IFMS. Outros 58 receberam a indicação do deputado federal Vander Loubet (PT/MS), representado na cerimônia pelo vereador Tato Souza (PT), de Amambai. As 138 máquinas restantes serão doadas a PIDs escolhidos pelo MPI, o Ministério dos Povos Indígenas do Governo Federal.

"Quando a gente faz a entrega de um computador que seja para o Ponto de Inclusão de Digital, levamos o futuro para brasileiros que vão passar a viver em igualdade de condições com uma sociedade que hoje é absolutamente tecnológica. É uma política pública extraordinária" 

mcom indios

As palavras são do diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Rômulo Barbosa, que em vários momentos da cerimônia de doação dos computadores lembrou: "quando nós promovemos a inclusão digital, fazemos também a inclusão social".

O diretor explicou que os computadores doados são resultado do programa 'Computadores para Inclusão', ação do Governo Federal executada pelo Ministério das Comunicações, que busca atender três eixos:

Recondicionamento: por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores espalhados pelo Brasil, máquinas sem uso são recondicionadas e voltam para a sociedade, tendo como destino os excluídos digitais.

Sustentabilidade: caso o CRC conclua que não é possível recondicionar o computador, é feita a destinação adequada dos resíduos eletrônicos, a fim de não impactar o meio ambiente.

Capacitação Profissional: ao mesmo tempo que recondicionam máquinas não mais utilizadas, os CRC promovem oficinas e cursos gratuitos à população ligados à área da informática.

Atualmente, 20 Centros de Recondicionamento de Computadores estão em funcionamento no Brasil. Até o final de 2024, o Ministério das Comunicações pretende instalar pelo menos um CRC em cada estado brasileiro.

Por meio do programa 'Computadores para Inclusão', foram doados mais de 33,3 mil computadores recondicionados para a criação de cerca de 2,4 mil Pontos de Inclusão Digital em 723 municípios de todas as regiões do país. Ao todo, mais de 25,4 mil pessoas já foram capacitadas para o mundo de trabalho.