Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
33°C
Entretenimento

Governo diz que só implantará cota zero após intenso debate com pescadores

31 janeiro 2019 - 11h34

O Governo do Estado discutiu nesta quarta-feira (30) com representantes de pescadores, ribeirinhos, setor hoteleiro e turistas, as melhores propostas para a legislação das pescas amadora e desportiva nos rios de Mato Grosso do Sul.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, garantiu que não será publicado o decreto que impõe cota zero para a pesca amadora sem antes escutar toda a cadeia produtiva da pesca.

“Nossa preocupação é refazer os estoques pesqueiros dos rios do Mato Grosso do Sul. Mas toda uma estrutura está montada para a temporada de pesca desse ano baseada na legislação anterior e vamos discutir uma forma que não tenha prejuízos para quem vive da pesca em Mato Grosso do Sul”, disse Verruck.

Durante a reunião, os representantes dos profissionais da pesca entregaram três documentos contendo propostas para que sejam incluídas na nova legislação. O secretário garantiu que vai ser feito um estudo específico sobre o que foi pontuado e até nesta sexta-feira (1) será elaborada uma minuta que deve ser apresentada para os representantes na próxima semana.

Uma das reivindicações dos empresários foi pedir maior fiscalização nas cachoeiras do Estado, pois, segundo eles, pescadores praticam pesca ilegal e em grande quantidade em quedas d’água. Outra questão que deverá ser debatida na próxima reunião é a educação ambiental dos pescadores amadores.

Também foi solicitado que seja estipulado tamanho mínimo e máximo dos peixes capturados, e que seja flexibilizado o período de implantação das novas regras para que os municípios possam se preparar e se adaptar.

O secretário Jaime Verruck lembrou que desde 2015 o Governo do Estado tem discutido com a sociedade civil a implantação da cota zero, junto com o monitoramento da quantidade do estoque pesqueiro dos rios do Mato Grosso do Sul, divulgou a assessoria do Governo.