Menu
Buscarsábado, 27 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
OSCAR 2024

"Oppenheimer" é grande ganhador da noite com sete estatuetas

Produção mais indicada ganhou nas categorias, melhor filme, direção, ator e ator coadjuvante

11 março 2024 - 09h29Por Redação Douranews

"Oppenheimer" foi o grande vencedor do Oscar 2024, que aconteceu neste domingo (10), em Los Angeles, ao levar sete estatuetas em uma noite sem grandes surpresas.

Mais indicada desta edição, a produção levou categorias importantes, como melhor filme, direção (Christopher Nolan), ator (Cillian Murphy) e ator coadjuvante (Robert Downey Jr.).

Depois de um breve atraso, a premiação teve poucos contratempos ou sustos e, justiça seja feita, também teve poucas surpresas. A grande maioria dos favoritos venceu.

Na categoria de melhor atriz, a única entre as principais que muitos consideravam aberta, Emma Stone ("Pobres criaturas") terminou como a premiada.


Com isso, seu filme terminou como o segundo maior vencedor, com quatro troféus.

Sem grandes surpresas, a emoção ficou em discursos apaixonados e nas mudanças em antigas tradições da premiação.

Em 2024, a Academia ampliou um antigo costume e colocou cinco vencedores do passado de cada uma das categorias de atuação para apresentá-las.

Quando Al Pacino leu de forma um pouco confusa o envelope para anunciar "Oppenheimer" como o vencedor de melhor filme, poucos ficaram surpresos. O filme já tinha ganhado outras seis categorias, entre elas a primeira de Nolan como diretor.

As vitórias do filme sobre o "pai da bomba atômica" também foram as primeiras para Murphy (em sua primeira indicação) e Downey Jr (em sua terceira).

Em seu discurso, o ator disse que "gostaria de agradecer à minha infância terrível" e homenageou sua mulher, Susan.

Maior indicada da noite, a produção ainda confirmou favoritismo em trilha sonora, fotografia e montagem.

Mas, por um bom tempo, parecia que a noite não seria tão favorável para "Oppenheimer".

A primeira categoria anunciada, de melhor atriz coadjuvante, foi a primeira derrota da produção ao ir para Da'Vine Joy Randolph, de "Os rejeitados".

Pouco depois, a imprevisível categoria de animação ficou com o japonês "O menino e a garça", do estúdio Ghibli, dirigido pelo mestre Miyazaki Hayao.

Em seguida, os prêmios de roteiro foram para "Anatomia de uma queda" (original) e "Ficção americana" (adaptado). Juntos de "Os rejeitados" e "Barbie", esses foram os indicados a melhor filme que só levaram uma estatueta para casa.

"Pobres criaturas" então emendou três categorias técnicas em seguida (maquiagem e cabelo, direção de arte e figurino) e tomou a dianteira. O filme ainda conseguiu o troféu para Stone na categoria mais dividida da noite.

Foi só na vitória em ator coadjuvante que a porteira foi aberta para "Oppenheimer".